Reforma de Saunas, Saunas, Sauna, Sauna Seca, Sauna a Vapor, Sauna Umida
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1
banner
Saunas - Tipos e Caracteristicas

Tipos de Saunas

SaunasSe nunca experimentou os efeitos de uma sauna, só podemos dizer que não sabe o que está perdendo! Trata-se de uma experiência revigorante, ao mesmo tempo que lhe permite relaxar e repousar, já não falando nos consagrados efeitos positivos que terá para a saúde.

Mas talvez esteja hesitante porque não sabe ao certo o que deverá fazer. Como se deve comportar numa sauna? Quanto tempo lá deve ficar? O que é que não deve fazer em qualquer caso? Para que não lhe reste qualquer dúvida, aqui ficam algumas informações e dicas úteis.

Para começar, convém inteirar-se dos dois tipos diferentes de sauna: úmida e seca. Ambas variam na intensidade e sobretudo na temperatura, mas não se pode dizer que uma seja mais indicada que outra: a decisão dependerá sobretudo do gosto, por isso a melhor forma é conhecer uma e outra, e experimentar por si.

SaunasA sauna úmida, ou a vapor, é utilizada há milênios por todas as culturas. Consiste em receber banhos intensos de vapor gerado através de mecanismos próprios. A temperatura habitual nesta modalidade oscila entre os 40ºC e os 50ºC, e tem a vantagem adicional de lhe permitir respirar o vapor, com benefícios para as vias respiratórias.

Quanto à sauna seca, trata-se de uma herança finlandesa, país onde ainda hoje é extremamente popular e para muitos um hábito diário. Neste caso, o calor é gerado através de pedras quentes, nas quais se deita ocasionalmente água para aumentar a temperatura. Dadas as características da sauna seca, o corpo humano tolera facilmente temperaturas invulgarmente altas: nunca descem dos 60ºC, mas em alguns casos chegam aos 80ºC sem causar incómodo.

Comportamento na sauna

Em primeiro lugar, deverá tomar uma ducha rápida antes de entrar na sala. O calor intenso irá fazê-lo suar, abrindo os poros da pele e atuando como agente purificador. Por isso mesmo deverá certificar-se que não entrará na sauna com a sujidade habitual do quotidiano, que na sua maioria não é sequer visível.

Em seguida, existe uma regra de ouro: ao entrar (ou sair) da sauna, nunca abra a porta durante mais tempo do que o estritamente necessário. Sempre que o faz, provoca uma quebra da temperatura, que será tanto maior quanto mais tempo deixar a porta aberta. E isso apenas lhe criará “inimigos”.

Uma vez dentro da sauna, resta-lhe desfrutar a experiência, relaxando o máximo que conseguir. Inspire fundo de forma regular e pausadamente, sobretudo no caso do vapor.

Quanto à duração da sessão, o tempo que ficar dentro da sauna depende apenas de si. Cada organismo tem um metabolismo diferente, e algumas pessoas aguentarão mais do que outras. O melhor será ouvir o seu próprio corpo, já que este se encarregará de lhe dizer que já foi suficiente. Se o calor se tornar incomodativo, experimente refrescar-se com água fria.

Se desejar, pode mesmo sair da sauna para tomar um banho frio, alternando entre altas e baixas temperaturas. Pode fazê-lo tantas vezes quanto quiser, uma vez que se trata de algo bastante saudável. Assim sendo, a nossa sugestão é experimentar uma e outra, só assim poderá decidir qual a melhor para você.

Algumas dicas úteis


SaunasApesar de todos os benefícios para a saúde, as altas temperaturas da sauna podem constituir algum perigo para pessoas com problemas cardíacos, devido ao esforço que impõem.

O mesmo pode também aplicar-se a pessoas com problemas de pressão arterial alta, e deverá sempre consultar previamente o seu médico. Deve evitar refeições e bebidas alcoólicas antes de ir para a sauna. Já após a sessão pode e deve repor os líquidos do seu organismo, mas limite-se a refeições leves, como por exemplo uma salada.

Por questões óbvias de higiene, sente-se sempre numa toalha, mesmo que não vá para a sauna como veio ao mundo.

Uma vez dentro da sauna, irá reparar que esta tem assentos em vários níveis de altura. Quanto mais alto se sentar, mais alta será a temperatura a que está sujeito. Pode optar por aromatizar a sauna, bastando para isso colocar ambientadores ou folhas e plantas no seu interior.

No caso da sauna seca deverá antes adicionar a essência desejada à água, ou em alternativa colocar as plantas ou folhas por cima das pedras quentes.

Sabia que nos países nórdicos é comum fazer reuniões de trabalho em saunas? Não estamos a sugerir que proponha aos seus colegas que se encontrem consigo na sauna junto ao escritório para aquela análise aos relatórios, mas o que é certo é que a sauna é também um meio de socialização especial.

Experimente realizar algumas sessões com amigos e/ou família, e verá como aquele ambiente terá efeitos positivos nas suas relações pessoais. No final da sessão, dê tempo para o seu corpo recuperar a temperatura original, e evite vestir logo as suas roupas.



Sauna Seca


Saunas
- Fortalece a circulação sanguínea; 
- Alivia dores reumáticas e de costas;
- Combate o stress e a hipertensão; 
- Hidrata a pele e desobstrui os poros; 
- Relaxa a musculatura e facilita o sono; 
- Limpa e desobstrui as vias respiratórias; 
- Proporciona agradável sensação de 
  bem-estar; 
- Desintoxica e expulsa as impurezas do 
  organismo.

A Sauna Seca foi desenvolvida para propiciar conforto e sofisticação no banho de sauna. Com uma linha completa de acessórios da mais alta tecnologia, nossos equipamentos estão prontos para servir todos aqueles que são adeptos a saúde, beleza e bem estar.

Exemplificaremos um ambiente simples para sauna seca, com suas normas e acessórios indispensáveis para que haja conforto, segurança e o funcionamento ideal do aparelho.

Ambiente
SaunasDeve ser revestido em lambris de madeira seca, (mogno ou cedro) e com suas dimensões de acordo com a potência do forno, estabelecida em tabela.

Isolamento
O ambiente deve ser isolado termicamente com lã de vidro ou isopor entre a madeira e a parede.

Grade de proteção
Contruída também em madeira e também posicionada ao redor do forno, tem por função proteger e garantir a segurança dos usuários.

Bulbo sensor
Deve ser posicionado dentro do ambiente da sauna e de forma corrreta, para que haja uma captação precisa da temperatura.

Entrada de ar
Deverá ser de no mínimo 15 cm², para facilitar a dissipação do ar quente, posicionando-o de preferência atrás do forno e a 15 cm do chão.

Respiro
Para recirculação do ar no ambiente. Deve ser instalado na parede oposta do forno, a 15 cm abaixo da tubulação, sua medida é de 10 cm².

 

"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online