Ubatuba Ruínas no Litoral

Bolsas  Mundo | Qualidade das Praias | Dicas de Viagem | Embaixadas | Alfandega | Passaporte | Horarios de Voos | Fuso Horário | Rodovias
Lazer | Cinema | Teatro | Museu | Parques Temáticos | Infantil | Trânsito | Rodízio Carros | Consulta de Multas | Guia de Ruas | Como Chegar

Ubatuba Ruínas no Litoral - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Ubatuba

Hoteis com Promocao
Praia Deserta
Encontro de Motos
Pousada Vira Mar
Imobiliária Gobbo
Golfinho Tropical
Hotel Fazenda 3 Poderes
Ubatuba Hotel
Ubatuba Turismo
Pousadas em Ubatuba
Imobiliaria Ubatuba
Pousadas e Hoteis Ubatuba
Hotel Ubatuba
Pousada Ubatuba
Ubatuba Chale
Hotel em Ubatuba
Chale Ubatuba
Hotel praia Ubatuba

Ruínas da Lagoínha

Situada no bairro da Lagoinha, com a entrada na Rodovia Rio-Santos sentido Caraguatatuba, km 72.
Ruínas em pedra e cal da fazenda Bom Retiro, construída por volta do século XIX. Tombada pelo CONDEPHAAT.
Em 29 de março de 1977 foi criado pelo decreto 9.629 o Parque Estadual da Ilha Anchieta. Natureza e história compõem o cenário de uma das mais importantes áreas protegidas pelo Estado.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta, localizado no município de Ubatuba, é administrado pelo Instituto Florestal, órgão da secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
Com uma área de 828 hectares, a ilha abriga a rica fauna da Mata Atlântica onde vivem animais como capivaras, pacas, macacos-prego, sagüis, quatis, gambás, lagartos, preguiças, tatus e cotias. Levantamentos científicos constataram a presença de 50 espécies de aves, entre as quais: sabiá, juriti, tangará, tié­sangue, colerinha, saíra, bem-te vi, atobá, gaivota e beija-flor.
Nas águas cristalinas que cercam a ilha são encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas, protegidos por um polígono de interdição de pesca de qualquer modalidade.
No Parque Estadual é proibido acampar, pescar, retirar do mar ou dos costões qualquer espécie de flora ou fauna marinha, colher mudas, cortar plantas, levar animais domésticos e abrir caminho pela mata.
Quem estiver disposto a uma caminhada, pode fazer trilhas pela ilha. Costões cercados de Mata Atlântica levam à Praia do Sul. A Ilha encanta seus visitantes com suas sete praias. A trilha da prainha tem 530 metros de extensão.
Liga a Praia do Presídio à praia do Engenho, onde grandes rochas formam uma piscina natural no mar. Diversas espécies da vida marinha podem ser vistas em suas águas claras e transparentes. O acesso a ilha é feito desde o Saco da Ribeira (há passeios de escuna de turismo a partir da praia do Itaguá).
A segunda maior ilha do litoral norte do Estado de São Paulo, com 828 hectares, traz em seu passado marcas da história que contribuiu para a formação de nosso país. Por volta do século XVI (1.550), a ilha era habitada pelos tamoios (primeiros da terra), os índios tupinambás, liderados pelo famoso cacique Cunhambebe, responsável pela “Paz de Iperoig”. Nesta época, a ilha chamava-se Tapira ou Tapera (lugar calmo). Futuramente, veio a denominar-se Ilha dos Porcos.
No decorrer de alguns séculos, nela aportaram portugueses, ingleses, franceses, holandeses, escravos e até virou “Freguesia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos”, em 1885. Neste tempo tinha escola, a capela “Bom Jesus da Ilha dos Porcos”, cemitério, pequenos negócios e um grande aumento da população, que, na sua a maioria, vivia da pesca e da agricultura de subsistência. Na lavoura plantavam-se café, cana, feijão, milho, mandioca e outros produtos.
Para a construção do presídio, em 1902, foram desapropriadas cerca de 412 famílias.
Em 1.914, a Colônia Penal foi extinta, transferindo-se os detentos para Taubaté e voltando a funcionar em 1.928 com presos comuns e políticos de toda parte do mundo. Com o primeiro motim, tentou-se extinguir o presídio e fazer colônia agrícola. Alguns anos depois, a ilha passa a chamar-se Ilha Anchieta, em homenagem ao jesuíta. Em 1.942, passa a ser Instituto Correcional da Ilha Anchieta, que, no ano seguinte, contava com aproximadamente 273 detentos. Durante todo o período em que funcionou o presídio, também moravam parentes dos soldados na ilha. Em 20 de junho de 1952, houve uma das mais sangrentas rebeliões de nosso país, planejada durante anos por um único homem, o famoso cérebro do crime: o Portugal. Seu corpo era franzino e não atlético como muitos possam imaginar; porém, a capacidade da arquitetar crimes era surpreendente! Nem mesmo os tubarões que cercavam a ilha foram capazes de detê-lo.
Hoje, a ilha faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar e virou atração turística, conquistando visitantes, pesquisadores e estudiosos de toda parte do mundo.
 

Hotéis em Ubatuba
Em Ubatuba você encontra diversas opções de hospedagem, para os mais diversos
gostos e bolsos. Confira!

Ubatuba Pousada
As mais belas e aconchegantes
pousadas de Ubatuba

Chalés Ubatuba
As melhores opções em Chalés na
Cidade de Ubatuba

Flats Ubatuba
Confira ótimas opções de Flats em Ubatuba

Apart Hotéis Ubatuba
O que há de melhor em se tratando de Apart Hotéis na Cidade de Ubatuba

Camping's Ubatuba
Conheça Camping's de qualidade e com
conforto em Ubatuba

Motéis Ubatuba
Confira os melhores Motéis na
cidade de Ubatuba

Hotel Fazenda Ubatuba
Os Melhores Hotéis Fazenda de Ubatuba
você encontra aqui!

Praias Ubatuba
As mais belas praias de ubatuba, muito sol, gente bonita, surf e badalação

Praias São Paulo
As mais belas praias de São Paulo
você encontra aqui.

Negócios Imobiliários
Encontre aqui os melhores no segmento de negócios imobiliários em Ubatuba.

Imóveis em Ubatuba
Bom gosto e qualidade, os melhores no segmento imobiliário de Ubatuba

As Marcas da credibilidade
Embratur Ministério do Turismo Sabre Abav Clique aqui e conheça mais sobre o código Iata
VTN Viagens e Turismo LTDA
www.vtn.com.br - E-mail: vtnviagens@uol.com.br
São Paulo - Litoral Norte - Caraguatatuba
Rua Fernando Costa, nº 126 - Centro - Tel.: (11) 3010-1234
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1Aluguel de Carros