Escadas para Piscinas, Escada Hidraulica, Escada de Inox, Escada de Aluminio
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1
Acessorios Piscinas
Escadas

ESCADAS PERPENDICULARES

EscadasConhecidas igualmente por escaleiras, as escadas perpendiculares à piscina, usualmente em aço inoxidável, são muito úteis, sobretudo na zona de maior profundidade. Ao contrário das escadas referidas anteriormente, estas escadas de orientação vertical ocupam um espaço mínimo.

De facto, estas escadas não obrigam a ampliar a base de partida, pois não são mais do que travessas ou barras dispostas horizontalmente, presas pelos dois lados a dois tubos de aço inoxidável, dispostos em posição vertical e paralelos às paredes da piscina. Os degraus, em ascensão, encarregam-se de nos ajudar a vencer a distância entre fundo e borda da piscina. Estas escadas são habitualmente em tubo e em forma de "U".
Os degraus costumam ser do mesmo material, embora alguns modelos tenham patamares que ajudam os banhistas a sair por oferecerem um ponto de apoio mais cómodo para os pés. Para além disso, podem ser fixas, agarradas solidamente à parte, ou desmontáveis, a fim de serem retiradas na época de descanso da piscina (Inverno). Neste caso é indispensável a instalação do correspondente suporte, provido de orifícios onde se encaixam as extremidades da escada, e de parafusos para a fixação. Este tipo de escada conhecida por "saliente", toma como base de partida não o fundo da piscina, mas a própria parede. De resto, as escadas não nascem nunca do fundo, mas sim da parede e a uma distância facilmente acessível.

Os tubos laterais constituem, ao mesmo tempo, uma base de sustentação para os degraus e o corrimão da escada, são presos pela parte inferior ao corpo da piscina e, ao chegar ao nível máximo de altura descrevem uma curva e enrolam-se na parte cimeira. O corrimão e os degraus formam um só corpo, o que não acontece nos sistemas encravados, em que o corrimão é substituído pelas pegadeiras de aço inoxidável, situadas no reboco da piscina. A localização correcta da piscina é a que corresponde ao sector de maior profundidade da piscina, respeitando sempre os ângulos e a distância necessária dos trampolins.

Como foi já referido, também se podem instalar escadas auxiliares a meio da piscina, sobretudo se a distância a cobrir for superior a 10 metros porque numa distância menor não existirá verdadeira razão de ser, excepto por motivos decorativos. No entanto, se o proprietário se decidir pela sua colocação, ela deverá situar-se onde o fundo indica a divisão entre simples banhistas e nadadores. A sua presença servirá tanto para indicar a possibilidade de perigo, como para facilitar evitá-lo a quem esteja a iniciar as suas experiências aquáticas.

Assim, não só a mesma transmite confiança como presta rápida ajuda aos que pretendem passar a fase inicial de aprendizagem e precisem de alguma profundidade para continuar a progredir na natação, mas careçam ainda de técnica suficiente e experiência que lhes permita aventurarem-se na água sem terem algo a que se agarrar caso necessitem.



"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online