Cidade de Mariana


Mariana - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Cidades Historicas Minas Gerais

Hoteis com Promocao
Praia Deserta
Encontro de Motos

História

Mariana
Mariana foi fundada em 16 de julho de 1696. Foi o primeiro arraial, vila e capital de Minas Gerais. Foi também o primeiro bispado, comarca e primeira cidade do Estado a ser planejada. O Ribeirão principal que corta a cidade recebeu o nome de Ribeirão do Carmo em homenagem a Nossa Senhora do Carmo cuja data se celebra no dia 16 de Julho. O primitivo nome da cidade era Vila do Carmo e o atual nome foi dado em
homenagem à esposa do Rei de Portugal Dom João V, Dona Maria Ana D´Áustria. Mariana foi tombada Monumento Nacional em 1945 e guarda até hoje raras jóias dos séculos XVII e XVIII.

Mariana, chamada de “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital, a 1º vila, a 1ª sede de bispado e a 1ª cidade de Minas Gerais. Hoje, é guardiã de uma importante parte do patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais. Nada melhor do que andar por suas ruas para descobrir o discreto charme desta cidade setecentista através de seus casarões, cada um mais bonito que o outro. A casa do Barão do Pontal, por exemplo, encanta a todo visitante com suas belas sacadas em pedra sabão. A Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis guardam primorosos trabalhos da arte colonial mineira.
 
A data de construção da igreja da Nossa Senhora das Mercês é incerta. Segundo o Cônego Raimundo Trindade, a data inicial é de 1769, mas, para Salomão de Vasconcelos, as obras se iniciaram 1787. É bem provável que ali tenha existido uma capela anteriormente. A única certeza que se tem é que sua construção é mais próxima do final do século XVIII. Em 1871, ainda estava em obras, pois existe um documento através do qual a irmandade solicitava à Câmara Municipal a doação de degraus de pedra do antigo Pelourinho da cidade, então demolido, para a construção de uma escada para o Presbitério da Capela. No principio do século XX, o templo passou por várias descaracterizações.
 
No ano de 1759, a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, que já estava instituída em Mariana desde 1751, construiu uma capela provisória sob a invocação do Menino Deus.
 
Esta igreja surgiu do desejo de três irmandades que abrigavam homens negros de Mariana no século XVIII. “A hegemonia do empreendimento foi, entretanto, da Irmandade do Rosário, cuja pedra fundamental da igreja foi lançada em 14 de maio de 1752, em solenidade oficiada pelo bispo Dom Frei Manuel da Cruz”. (IPHAN)
As obras foram iniciadas em 1752 pelo construtor José Pereira dos Santos. Seis anos depois, o templo foi abençoado, o que significa que ele já deveria estar em condições para a celebração dos ofícios religiosos. Em 1764, estavam sendo realizadas obras de acabamento e carpintaria.
Aqui você encontra: hospedagem, hospedagens, hotel, hoteis, hotél, hotéis, Apart Hotel, Apart Hoteis, Apart Hotéis, Pousada, Pousadas, Camping, Campings, Resort, Resorts, Pensão, Pensao, Guia, Guias, Reserva, Reservas, Viagem, Viagens, Turismo, Onde Hospedar, Ondehospedar, Minas Gerais, Belo Horizonte, BH, Brasil
As Marcas da credibilidade
Embratur Ministério do Turismo Sabre Abav Clique aqui e conheça mais sobre o código Iata
VTN Viagens e Turismo LTDA
www.vtn.com.br - E-mail: reservas@vtn.com.br
São Paulo - Litoral Norte - Caraguatatuba
Rua Fernando Costa, nº 126 - Centro - Tel.: (11) 3010-1234
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Águas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarAnuncie Grátis seu Carro no maior portal de compra e venda da América Latina
Loja Virtual Rede Desconto