Vigilante, Vigia, Seguranca, Guarda Costas

Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1
Sistemas de Seguranca

Profissional Especializado em Segurança

Guarda Patrimonial

Vigilante é um profissional especializado em segurança, que a legislação conceitua como sendo "pessoa adequadamente preparada", para o exercício da atividade de segurança de estabelecimentos financeiros, comerciais, residências, condomínios, etc.

Para que possa ser considerado vigilante, a pessoa precisa atender, inicialmente, aos seguintes requisitos legais:

- ser brasileiro;
- ter idade mínima de 21 anos;
- possuir instrução correspondente à quarta série do primeiro grau;
- ser aprovado em curso de formação de vigilantes, em estabelecimento com funcionamento autorizado de acordo com a lei;
- ser considerado apto em exames de saúde física, mental e psicotécnica;
- não ter antecedentes criminais registrados;
- estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Essas exigências são consideradas, atualmente, muito aquém do que exigem os contratantes dos serviços de segurança privada, pois, se tornam cada vez mais exigentes, principalmente, no que se refere à capacitação profissional do vigilante e na empresa a que ele pertença. Hoje se exige, por exemplo, que o candidato ao curso de vigilante seja possuidor do 2º grau completo e que além de atender àqueles requisitos prévios previstas pela lei, devem ter conduta civil irrepreensível, verificada através de investigação social mandada fazer pela empresa que pretenda contratar o vigilante.

E tudo isso tem razão de ser, em virtude do requisito confiança, considerado essencial para qualquer profissional de segurança, particularmente, para o vigilante, que está diretamente ligado à execução dos processos de segurança patrimonial. É ele que faz a guarda da casa, do condomínio, da indústria, da farmácia, do dinheiro que transporta e guarda e da vida e integridade das pessoas que ele protege.

A profissão de vigilante, ele pode prestar várias modalidades de serviços, caso esteja habilitado de acordo com a lei, para o exercício dessas atividades. Ele pode ser apenas vigilante patrimonial, quando empregado para vigilar um determinado local, com bens ou não. Pode fazer a segurança de pessoas, se for possuidor do curso de vigilante, e exercer a profissão há, pelo menos, um ano, for possuidor da extensão em segurança pessoal e estiver vinculado a uma empresa de segurança, devidamente regularizada perante a Polícia Federal. Pode, também, fazer parte de equipes de transporte de valores, se possuir o curso de vigilante, a extensão em transporte de valores e pertencer a uma empresa especializada em transporte de valores, legalmente autorizada a funcionar.

O vigilante em serviço é autorizado, por lei, a portar arma, e tem direito a prisão especial, se o ato que motivou sua prisão foi em decorrência do serviço de vigilância que estava desempenhando, no momento do fato.

O vigilante é, hoje, essencial à segurança de grande parte da população, pois, é ele que está nas fábricas, nos condomínios, nas residências, nos shoppings e centros comerciais e outros locais, onde o sistema de segurança pública não pode estar, pelo fato de esses locais serem privados. A certeza de que o vigilante é um profissional que goza de grande respeito da sociedade, é uma verdade, corroborada pela crescente demanda de seus serviços e pela enorme quantidade desses profissionais registrados no país.

"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online