Alambique

Bolsas  Mundo | Qualidade das Praias | Dicas de Viagem | Embaixadas | Alfandega | Passaporte | Horarios de Voos | Fuso Horário | Rodovias
Lazer | Cinema | Teatro | Museu | Parques Temáticos | Infantil | Trânsito | Rodízio Carros | Consulta de Multas | Guia de Ruas | Como Chegar

Alambique - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Parati

Hoteis com Promocao
Praia Deserta
Encontro de Motos
Velejador Hotel
Pousada Solsticio de Verão
Hotel Caraguatatuba
Hotel Varandas de Paraty
Hotel Coxixo
Santa Clara Hotel
Pousada Silotel
Pousada Tô A Toa
Hotel Pousada do Forte
Parati Chale
Paraty Pousada
Paraty Chales
Hotel Fazenda Paraty
Hotel Praia Parati
Chale Parati
Paraty Chale
Parati Chales
Hotel Fazenda Parati
Parati Pousada
Chale Paraty
Pousada Parati
Hotel Praia Paraty
Hotel Litoral Norte
Hotel Fazenda 3 poderes

Alambique

Acredita-se que, a partir de 1600, a bebida tenha começado a ser alambicada em terras paratienses. E, mesmo sem ter sido pioneira na produção da aguardente de cana, Paraty - " quer pelas suas terras, quer pelas suas águas ou lenhas" ou ainda pelos segredos da propria alambicagem - foi a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia. Não apenas na Corte como na Colônia, todos pediam uma dose de paraty quando desejavam uma simples aguardente.
A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país; e sua importância sócio-econômica foi tão grande desde 1700 que acabou emprestado a seu proprio nome (paraty) como sinônimo de aguadente até meados do século XX. E, embora aquele nome tenha perdido seu significado como sinônimo, a cidade vem organizado, desde 1983, o Festival da Pinga, criado pela Associação Comercial e Industrial, objetivando basicamente a divulgação do mais famoso produto local, fabricado há mais de 300 anos, sempre de modo artesanal.
Dos mais de 100 alambiques de aguardente que funcionaram no município a partir de meados de 1700, a cidade conta hoje apenas com 6, todas de qualidade inigualável e consideradas por peritos em aguardente - como os membros da Academia Brasileira da Cachaça e da Confraria do Corpo Furado, ambas do Rio de Janeiro - como as melhores dentre as milhares de pingas alambicadas de hoje em dia.
 
Situada ao pé da Serra da Bocaina, em Paraty, a Fazenda Murycana, funciona como engenho de aguardente. No passado foi casa de farinha e cafezal, entreposto de comercialização no ciclo do café, do ouro, do açúcar mascavo e aguardente e de mão-de-obra escrava. Peças em exposição na fazenda constatam as atividades comerciais passadas.
No século XVII era conhecida como "Três Fazendas" porque estava distribuída em três níveis: nivel superior, onde morava o senhor do engenho; no intermediário, os serviçais (escravos); no nível inferior funcionava o entreposto
 
 
O Porto de Paraty exportava produtos de São Paulo e Minas Gerais e recebia mercadorias de vários países, que eram distribuídas nas Províncias, tendo a Fazenda Murycana (Ex-Fazenda de baixo) como parada obrigatória.
 
O antigo engenho da Murycana, movido à roda d'água, produzia aguardente envelhecida em tonéis de carvalho e cerejeira, destilada sob fogo a lenha, além de licores, melados e pingas afrodisíacas.
 
No local, onde hoje se encontra o alambique, ficava a senzala onde os escravos eram recolhidos para dormir numa espécie de calaboço forrado com feno e capim seco. Desciam até o fundo do buraco por uma escada móvel que era depois retirada para evitar que fugissem e recolocada na manhã seguinte.
 
Trilhas, caminhadas, banhos inesquecíveis em cachoeiras, muita Mata Atlântica, passeios a cavalo, tudo isto dentro da área da Fazenda Murycana.
 
Exposição da coleção particular dos proprietários com móveis, peças decorativas e armas do século XVII até os dias atuais. O café feito no caldo de cana em fogão de lenha é uma deliciosa cortesia.
 
No local exato onde dormiam os escravos pode ser admirado o enorme alambique de cobre no qual é produzida a pinga de forma artesanal. Os enormes tonéis guardam as aguardentes envelhecidas por até 22 anos. A fazenda oferece aos seus visitantes uma degustação de suas pingas. A pinga Murycana só é vendida na Fazenda.
Para ingressar à Fazenda é cobrada pequena taxa de R$ 3,00 visando
colaborar na preservação da natureza.
 
Os visitantes contam com estacionamento interno e podem permanecer na Fazenda o tempo que desejarem.
Para atendimento a grupos, a Fazenda oferece pacotes a preços especiais

Fazenda Murycana
Estrada Paraty-Cunha, entrada no Km 6
Paraty. RJ. Brasil
Tel.: (24) 3371-1153
Reservas

 
A Coqueiro é fabricada no Engenho D’Água que há mais de 60 anos mantém o mesmo padrão de qualidade, sabor e pureza. A empresa está localizada em Paraty, cidade do Rio de Janeiro conhecida mundialmente pela produção da cachaça de qualidade.
Coqueiro consagra séculos da experiência paratyense na produção de cachaça, guardada na memória da cidade e transmitida entre famílias. É produzida pelo alambiqueiro Eduardo Mello, herdeiro da sabedoria e dos segredos da família Mello, que há várias gerações mantém a tradição. Alambiqueiro experiente, o produtor garante a qualidade do produto aprimorando com estudo e dedicação a arte de criar a cachaça artesanalmente.
 

Coqueiro é cachaça pura, cristalina, em sua criação não entram substâncias artificiais. Todos os procedimentos são acompanhados de rigorosas medidas de controle e higiene garantindo a sua excelência.
Produzida com amor, arte e tecnologia hoje a Coqueiro é a primeira cachaça brasileira a receber o certificado de qualidade e excelência do Ministério da Agricultura.
Pura, envelhecida ou curtida em ingredientes especiais, a Coqueiro é um produto de alta qualidade. Cachaça forte, gostosíssima, de sabor bem brasileiro.
 
Coqueiro é sinônimo de cachaça, afinal sua fama de boa qualidade já rodou o mundo:
•Amir Klink em sua heróica travessia do Atlântico levou a bordo uma garrafa da cachaça Coqueiro.• Marcelo Câmara, cachaçólogo e autor do livro "Cachaça: prazer brasileiro", considera a Coqueiro sua cachaça predileta.

Coqueiro
Destilaria Engenho D'Água: Fazenda Cabral
2º Distrito
Paraty / RJ
Fone: (24) 3371-1579 - 3371-0016
Informações

Hotéis Paraty

Hotéis Paraty
Ótimas opções de hotéis em Paraty

Hotéis Paraty
Pousadas Paraty

Pousadas Paraty
Grande variedades de Pousadas em Paraty

Pousadas Paraty
Chalés Paraty

Chalés Paraty
Em Paraty se encontram
excelentes opções de Chalés

Chalés Paraty
Flats Paraty

Flats Paraty
Os melhores Flats da cidade de São Sebastião.

Flats Paraty
Apart Hotéis Paraty

Apart Hotéis Paraty
Apart Hotéis na principal Cidade do
Litoral Sul Carioca.

Apart Hotéis Paraty
Motéis Paraty

Motéis Paraty
Ótimas opções de Motéis em Paraty

Motéis Paraty
Hotel Residecnai

Hotel Residência Paraty
Em Paraty, grandes opções em Hotéis Residência para sua hospedagem.

Hotel Residecnai
Praias Paraty

Praias Paraty
Na cidade de Paraty grandes opções para hospedagem boa e de qualidade.

Praias Paraty
Praias

Praias
As mais belas praias de São Paulo
você encontra aqui.

Praias
Imóveis Paraty

Imóveis Paraty
As melhores opções de Imóveis em Paraty

Imóveis Paraty
Negócios Imobiliários

Negócio Imobiliários Paraty
Os melhores negócios imobiliários em Paraty

Negócios Imobiliários
Pousada Canto do SabiáPousada Quatro EstaçõesPousada Rosa CaféPousada Vista Mar
As Marcas da credibilidade
Embratur Ministério do Turismo Sabre Abav Clique aqui e conheça mais sobre o código Iata
VTN Viagens e Turismo LTDA
www.vtn.com.br - E-mail: vtnviagens@uol.com.br
São Paulo - Litoral Norte - Caraguatatuba
Rua Fernando Costa, nº 126 - Centro - Tel.: (11) 3010-1234
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1Aluguel de Carros