O Vidro e suas Caracteristicas, Portas de Vidro, Janelas de Vidro, Vitrais
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1
banner
O Vidro e suas características

Vidro


Vidro
Substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão, tendo a transparência e a dureza como suas principais qualidades.

Principais características:

Reciclabilidade;
Transparência (permeável à luz);
Dureza;
Não absorvência;
Ótimo isolador dielétrico;
Baixa condutividade térmica;
Recursos abundantes na natureza;
Durabilidade.


Composição

Sílica - SiO2 - básica - vitrificante.
Soda - Na2O - baixa o ponto de fusão da sílica.
Cálcio - CaO - estabilidade do vidro.
Magnésio - MgO - enriquece sua resistência mecânica.
Alumina - Al2O3 - reforça suas resistências.
Cloreto de Sódio, Nitrato de Sódio, Óxido de Selênio - afinantes.
Óxido de Arsênico (AZUL), Óxido de Ferro (VERDE), Óxido de Selênio (CINZA) - corantes.
Sucatas de vidros - 20% a 40% para fusão.


Utilização

Vidros ocos ...... Garrafas e frascos.
Planos ................ Janelas, portas, fachadas e automóveis.
Finos .................. Lâmpadas, aparelhos eletrônicos e tubos de laboratório.
Curvos .............. Automobilísticos e construção civil.


Fabricação

800° C: a mistura atinge o estado pastoso, fundindo-se ao atingir 1000º C. Existem 4 processos: Fourcoult, Pittsburg, Libbey Owens, porém o mais atual é o Floot Glass, pois não apresenta ondulações tampouco deformações.


Cores

Incolor. Fumê. Bronze. Verde. Cristal refletivo de alta performance, originando várias cores.


Classificação

Recozido
: recozido refletivo.

VidroTemperado: processo de têmpera que estabelece tensões nas zonas superficiais e correspondentes a altas tensões no centro (externamente em compressão e internamente em expansão).

Laminado: um ou mais vidros intercalados com PVB butiral que após passar por processos de tratamento semi-colagem e, finalmente, a colagem final em equipamento especialmente desenhado para este fim.

Aramado: O vidro aramado é um vidro impresso translúcido incolor, no qual é incorporada uma rede metálica de malha quadrada.

Transparência: Transparente, Translúcido e Opaco.


Os variados Tipos de Vidros


VidrosVidro Comum
Quebra em estilhaços pontiagudos e perigosamente cortantes e não resiste ao transpassamento. Possui resistência mecânica pequena. Pode ser cortado e possui baixo custo.

Vidro Plano
Vidro sem beneficiamento usado em edificações ou na indústria de móveis.

Vidro Reflexivo
Os vidros refletivos, também chamados de vidros metalizados, são vidros que recebem um tratamento, onde recebem óxidos metálicos, com a finalidade de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor, proporcionando ambientes mais confortáveis e economia de energia com aparelhos de ar condicionado.

VidrosVidro Espelhado
Apresenta superfície tratada para refletir imagens. É recomendada a colocação em molduras.

Vidro Low-E
Vidro com camada extrafina de metal de baixa emissividade. Funciona pela diferença de temperatura e reflete o calor de volta para a fonte, seja ela externa ou interna. Deixa passar a luz natural, mas barra as radiações UV e IV. Reduz a perda de calor através das janelas e retém o calor no ambiente.

Vidro Duplo ou Termo-acústico
Os vidros duplos (ou vidros insulados) são chamados de vidros termo-acústicos, pois dependendo da sua composição, podem oferecer isolamento térmico e isolamento acústico.


Reciclagem do Vidro

Reciclagem do VidroMercado para Reciclagem
O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos. Parte deles foi gerado como refugo nas fábricas e parte retornou por meio da coleta.

Os Estados Unidos produziram 10,3 milhões de toneladas em 2000 sendo o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.

O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem.

Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas.

Quanto é reciclado?
46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hotéis) e 10 % do refugo da indústria.

Nos EUA, o índice de reciclagem gira em torno de 40%, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas. Na Alemanha, o índice de reciclagem em 2001 foi de 87%, correspondendo a 2,6 milhões de toneladas. Índices de reciclagem em outros países: Suíça (92%), Noruega (88%), Finlândia (91%) e Bélgica (88%).

Conhecendo o material
As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. Garrafas, potes e frascos superam a metade da produção de vidro do Brasil. Usando em sua formulação areia, calcário, barrilha e feldspato. O vidro é durável, inerte e tem alta taxa de reaproveitamento nas residências.

A metade dos recipientes de vidro fabricados no País é retornável. Além disso, o material é de fácil reciclagem: pode voltar à produção de novas embalagens, substituindo totalmente o produto virgem sem perda de qualidade. A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia e água. Para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água.

Qual o peso desses resíduos no lixo?
No Brasil, todos os produtos feitos com vidros correspondem em média a 3% dos resíduos urbanos. E somente as embalagens de vidro correspondem a 1%. Em São Paulo o peso do vidro corresponde a 1,5 % do total do lixo urbano.

Contaminação
Em princípio, os cacos encaminhados para reciclagem não podem conter pedaços de cristais, espelhos, lâmpadas e vidro plano usado nos automóveis e na construção civil. Por terem composição química diferente, esses tipos de vidro causam trincas e defeitos nas embalagens. No entanto, algumas indústrias de vidro já incorporam percentuais de vidro plano na produção.

Os cacos não devem estar misturados com terra, pedras, cerâmicas e louças : contaminantes que quando fundidos junto com o vidro, geram microparticulas que deixam a embalagem com menor resistencia. Plástico em excesso pode gerar bolhas e alterar a cor da embalagem. Igual problema se verifica quando há contaminação por metais, como as tampas de cerveja e refrigerante.


Determinação da Espessura


Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na determinação da espessura do vidro:
* região onde se encontra a construção, em função da altitude;
* altura do vidro acima do solo;
* pressões do vento;
* inclinação do envidraçamento;
* tipo de fixação do vidro;
* tipo de caixilho;
* tipo de vidro aplicado.
"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online