Materiais Eletricos, Instalacao Eletrica, Circuito Eletrico Residencial

Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarAnuncie Grátis seu Carro no maior portal de compra e venda da América Latina
Loja Rede Desconto
banner
Cuidados Básicos

Instalação elétrica


O uso de materiais de boa qualidade é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente.
Estes componentes tais como, fios e cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, Material Eletricosão em sua maior parte avaliados e fiscalizados pelo INMETRO.

Distribuída em 110 Volts ou 220 Volts conforme a região. Antes de ligar qualquer aparelho à energia elétrica você deve saber qual a voltagem naquele local (110V ou 220V) e a voltagem do aparelho. Um aparelho não pode funcionar em outra voltagem que aquela indicada em seu corpo.

Porém existem eletrodomésticos com "bi-voltagem" automáticos ou com uma pequena chave que deverá ser colocada na posição correta, antes de ligados à tomada. Pode ser usado também um transformador de voltagem para produzir a voltagem certa que o aparelho exige.


Cuidados Básicos


Disjuntor - Aparelhos elétricos no banheiro são um grande risco. Utilize apenas rádios, secadores e barbeadores a pilha.

- Se for fazer qualquer conserto elétrico, desligue o disjuntor ou a chave geral.

- Nunca desligar um aparelho (aspirador, rádio, liquidificador, etc.) puxando pelo fio... até a tomada saltar da parede, pois poderá romper-se e causar curto-circuito, queimando o aparelho.

- Não deixe que crianças mexam em aparelhos ligados ou toquem nos fios.

- Coloque protetores nas tomadas que estão ao alcance de crianças para evitar acidentes.

- Nunca conserte ou ligue aparelhos elétricos com as mãos ou corpo molhados.

- Não mexa em eletricidade pisando em chão úmido, e muito menos descalço. Com água, o risco de choque é muito maior. Energia elétrica e água não combinam! Não use aparelhos com fios desencapados ou danificados.

- Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas. É um desperdício de energia que aumenta a sua conta de energia elétrica e pode provocar um incêndio.

- Nunca mude a chave liga/desliga ou inverno/verão com o chuveiro elétrico ligado, feche a torneira antes.

- Antes de ligar um aparelho novo, leia as instruções do fabricante.

- Nunca mexa na parte interna de uma TV, mesmo que ela esteja desligada. Uma forte carga elétrica fica acumulada em algumas partes do aparelho.

- Se algum eletrodoméstico dá choques sempre que você encosta nas partes metálicas, alguma coisa está errada. Chame um eletricista urgente para consertar ou retire o aparelho de uso.

- Nunca ponha objetos metálicos, como garfos e facas, dentro de aparelhos elétricos ligados em tomadas.

- Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

- Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.


Principais problemas em instalações elétricas

- Sobrecargas, que ocorrem sobretudo pela utilização de muitos aparelhos ligados na mesma tomada (como benjamins ou tês), pelo uso de aparelhos de potência muito elevada em redes elétricas que não estavam preparadas para isto e por improvisações executadas por pessoal não qualificado. Com o tempo, as sobrecargas podem gerar graves acidentes pessoais e, não raro, ocasionar incêndios.
- Falta de manutenção, já que as instalações elétricas residenciais também precisam de um check-up a cada 10 anos pelo menos.
- Extensão solta pelo piso, uma causa freqüente de acidentes, que deve ser eliminada e em seu lugar executada uma instalação definitiva.
- Improvisações e gambiarras , materiais e produtos de qualidade duvidosa, falta de profissionalismo, principalmente na contratação do famoso "faz-tudo".
- Ausência de dispositivos de proteção, como DR e aterramento.
- Dimensionamento insuficiente dos cabos.

Como dimensionar um circuito elétrico?


Para o dimensionamento correto de um circuito elétrico temos que considerar primeiramente todos os equipamentos e componentes que estarão ligados (lâmpadas, geladeiras, aquecedores, torneiras elétricas e outros).

A partir daí, é preciso calcular a corrente elétrica que circulará pelo circuito e escolher a seção adequada dos condutores, ou seja, seu "tamanho".

Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ele se aquece naturalmente e a temperatura máxima que ele pode suportar não pode ser ultrapassada, sob o risco de ocorrerem danos graves na isolação. Se uma corrente é demasiada, deve ser escolhido um condutor maior.

Para garantir que a corrente não seja maior do que a permitida nos condutores, devem ser instalados disjuntores nos quadros de luz, que funcionam como "guarda-costas" dos cabos, desligando automaticamente o circuito em caso de algum problema, seja de sobre-carga ou de curto-circuito.

Esse dispositivo deve ser escolhido cuidadosamente para ser coerente com o tipo de condutor.

Os critérios de dimensionamento de um circuito elétrico estão definidos na Norma Técnica da ABNT aplicável e o projeto deve ser realizado somente por profissionais qualificados e habilitados.

Instalacoes EletricasInstalação elétrica
O uso de materiais de boa qualidade é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente.

Estes componentes tais como, fios e cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, são em sua maior parte avaliados e fiscalizados pelo INMETRO.

Distribuída em 110 Volts ou 220 Volts conforme a região. Antes de ligar qualquer aparelho à energia elétrica você deve saber qual a voltagem naquele local (110V ou 220V) e a voltagem do aparelho.

Um aparelho não pode funcionar em outra voltagem que aquela indicada em seu corpo. Porém existem eletrodomésticos com "bi-voltagem" automáticos ou com uma pequena chave que deverá ser colocada na posição correta, antes de ligados à tomada. Pode ser usado também um transformador de voltagem para produzir a voltagem certa que o aparelho exige.

"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online