Lajes, Lajes Pre Moldada, Lajes Pre Fabricadas, Ferragens Para Lajes
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1
banner
Tipos de Lajes

Tipos de Lajes

LajesPré-fabricada de isopor

Vantagens: leveza; rapidez na montagem; facilidade de instalação de canos e conduítes; preço.

Desvantagens: não é possível fazer furos na parte inferior; é preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material.

Pré-fabricada de lajotas cerâmicas

Vantagens: é o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vãos.

Desvantagens: frágeis, as lajotas podem quebrar no transporte, na colocação e na concretagem.

Pré-fabricada de painéis treliçados

Vantagens: dá resistência à peça e facilita seu transporte; sua colocação dispensa encaixes e acabamentos na parte inferior; uso menor de madeira para escoramento.

Desvantagens: custa, em média, 30% a mais que os demais sistemas pré-fabricados.

LajesMaciça ou moldada na obra

Vantagens: menos suscetível a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme).

Desvantagens: gasto maior de madeira para a base e escoramento. É a mais pesada e, em geral, cara.

     Essa comparação deve ser entendida como referencial, uma vez que, a princípio, qualquer uma das lajes pode ser utilizada em casas, cabendo ao arquiteto e ao calculista determinar a melhor solução para cada caso.

Impermeabilizando a Laje


As Lajes são uma das estruturas mais expostas à ação do tempo, e a umidade é a principal causa de danos estruturais, que podem acarretar em problemas maiores caso não seja tomada ações preventivas. Nesta seção você vai aprender a impermeabilizar as suas lajes, de maneira que o seu imóvel tenha muito maior segurança e seja mais valorizado.

Lajes

1) Remova os produtos que possam ter sido aplicados anteriormente.

2) Regulariza a superfície com argamassa impermeável, com espessura de 2 cm. O caimento deve ser de 2% em direção ao ralo ou bisinote, utilizando mistura de cimento e areia na proporção de 1:4.

3) Arredonde os cantos.

4) Deixe a superfície limpa.

5) Aplique o impermeabilizante com o rodo de borracha, vassourão de pêlo ou broxa, dependendo do produto. Leia a embalagem para saber o número de demãos.

6) Para aumentar a vida útil da aplicação e a sua resistência, aplique uma tela, tecido ou manta para impermeablização, conforme as instruções do fabricante.

DICAS
Algumas dessas dicas podem facilitar o trabalho e melhorar o resultado final. Observe.

1) Verifique se existem trincas que possam requerer reforço local.

2) Caso haja trincas, abra-a com a marreta e o formão, com largura de 0,5 cm e profundidade de 1,0 cm. Pinte-as com tinta betuminosa. Depois, preencha-as com massa betuminosa de alta resistência, colocando em seguida uma tira de tecido especial como reforço por toda a extensão da trinca.

Quanto tempo é o ideal para ficar molhando a Laje?


É necessário a molhagem freqüente do concreto evitando que a superfície chegue a secar.
Agora, uma dica simples para que a laje fique úmida por mais tempo tempo é a seguinte:

Lajesa) junte os sacos vazios de cimento, molhe-os bastante e coloque-os em cima da laje.

b) Aplicação de folhas de papel , de tecidos (aniagem, algodão) ou camadas de terra ou areia (com espessura de 3 a 5 cm) mantidos úmidos durante o período de cura.

c) Aplicação de lonas ou lençóis plásticos impermeáveis, de preferência de cor clara (para evitar o aquecimento excessivo do concreto). A prática mais comum é molhar o concreto por aspersão de água(mangueira), e/ou usar panos ou papel para reter a umidade junto ao concreto o máximo possível .

Assim, você faz com que a laje fique úmida mais tempo, evitando que a água evapore rapidamente. A duração da cura deve ser de pelo menos 7 dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico.

No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até 3 semanas), melhor será para o concreto. Existe a chamada cura química que consiste em aspergir um produto que forma um película na superfície do concreto e que impede que haja evaporação da água do concreto. A cura mais eficiente é a cura a vapor que ao mesmo tempo que garante a umidade necessária ao concreto, acelera a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento.

O que é cura do concreto e como deve ser feita?

O concreto fresco exposto ao sol e ao vento perde muito rapidamente, por evaporação, a água da mistura, antes que tenha endurecido. Como essa água é indispensável, resultará em um concreto fraco. Por isto se fazem necessárias medidas que visem impedir aquela evaporação, ou seja, proceder a cura do concreto.

O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície.
Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido a grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

"REDE DESCONTO - A Sua Loja na Internet" - Ótimos Preços e Excelentes Condições de Pagamento!
Clique Aqui e Acesse nossa Loja Online