Ubatuba.com.br - Guia Turístico

Ubatuba - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Ubatuba

Ubatuba

Chamada de "A pérola do Litoral Norte",
Ubatuba ocupa a maior área do litoral paulista. Sua topografia é montanhosa e abrange largos trechos da Serra do Mar. Ubatuba conta com algumas áreas de preservação natural como a Serra do Mar, Ilha Anchieta e as Praias Brava e Camburi,
Além de centros de estudo como o Instituto Oceanográfico e o Projeto TAMAR, a cidade vive do turismo e nos feriados prolongados e temporada de férias recebe milhares de turistas.

Ubatuba conta com bons hotéis, pousadas e restaurantes.

A vida noturna da cidade é bem animada, com danceterias, bares e quiosques com música ao vivo.

Histórico:

Ubatuba traz vários episódios, marcos e registros históricos vinculados á própria história do Brasil. Os índios tupinambás foram os primeiros habitantes da região de Ubatuba. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios tupiniquins, da região de São Vicente, até a chegada dos portugueses e franceses.

Os franceses mantinham relações de escambo com os tupinambás e os incitaram contra os portugueses. Os portugueses mantinham relações de escambo com os tupiniquins e procuravam escravizar os tupinambás.

Os tupinambás e os tupiniquins se organizaram formando a Confederação dos Tamoios
( tamoios: os mais antigos da terra) e passaram a enfrentar os portugueses.

Foi nesta época que o alemão Hans Stadem ficou prisioneiro dos índios e dessa experiência resultou o livro: "Duas Viagens ao Brasil".

Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta partiram de São Vicente com destino a aldeia de Iperoig com missão de pacificar os índios.

Como os tamoios desconfiaram da palavra dos portugueses, Anchieta ficou preso durante vários meses, enquanto Nóbrega voltou a São Vicente para finalizar o tratado "A Paz de Iperoig" ( primeiro tratado de paz firmado nas Américas). Em 1787, o Presidente da província de São Paulo decretou que todas as embarcações do litoral fossem obrigadas a se dirigir a Santos, onde, aliás, os preços obtidos eram bastante inferiores. A partir dessa pressão do governo, Ubatuba entrou em franca decadência com fazendeiros, abandonando muitos canaviais.

Quem ficou, cultivou apenas o necessário para a subsistência.

Em 1808, a Família Real Portuguesa, fugindo das tropas napoleônicas transferiu-se para o Brasil devido a pressão dos ingleses que ajudaram na fuga.

D. João abriu os portos brasileiros ao comércio estrangeiro e beneficiou diretamente o porto de Ubatuba. O comércio reacendeu suas atividades através do café, recentemente trazido do Norte do Brasil, do ressurgimento dos canaviais, do fumo e dos cereais. O movimento do porto de Ubatuba intensificou-se passando para o primeiro lugar no litoral Norte, ajudado pela estrada da serra que ligava Ubatuba ao Vale do Paraíba, via Taubaté, uma estrada que chegou a ser calçada com pedras naturais para sustentar o intenso tráfego de burros carregados de mercadorias.

Inúmeras fazendas se instalaram ao longo da costa, a maioria hoje lembrada apenas pela presença de algumas ruínas ou pelo nome dado a praia ou ao local, Lagoa, Lagoinha ( ruínas do moinho e da fábrica de garrafas), Picinguaba, Maranduba, Jundiaquara, Ubatumirim, etc.

Na cidade ergueram-se sobrados que atestavam os recursos fartos dos comerciantes. Hoje sobra apenas o Casarão do Porto, antiga residência e armazém de Manoel Baltazar Fortes;
hoje sede da FUNDART - Fundação de Arte e Cultura. Os outros foram demolidos em nome do progresso. Ubatuba viveu seu apogeu no decorrer do império até os primórdios da República.

Quando a estrada de ferro D. Pedro II foi construída entre o Rio de Janeiro e São Paulo desviando as exportações do porto de Ubatuba, a cidade entrou em crise novamente. Uma tentativa de construir uma ferrovia entre Taubaté e Ubatuba foi vista com muita esperança sendo importados trilhos da Inglaterra, porém o Governo Federal do Presidente Floriano Peixoto suspendeu a garantia de juros sobre o valor do material importado, provocando a falência do Banco de Taubaté, e, em consequência a da Companhia Construtora. Com o fracasso da estrada de ferro, Ubatuba entrou em franca decadência e a população diminuiu até 2.000 (duas mil) pessoas.

A estrada da serra sumiu no meio do mato e o tráfego marítimo foi reduzido a um navio de dez em dez dias, no caminho entre Santos e Rio de Janeiro. Ubatuba virou uma cidade isolada necessitando uma viagem de seis dias para chegar a São Paulo e uma viagem de dois dias de mula para subir a serra até Taubaté. Não havia estrada terrestre ao longo do litoral, e toda a comunicação era feita através de canoas.

Uma tentativa de atrair colonos europeus fracassou e tudo que resta hoje é a Estação Experimental ( Horto Florestal ). Depois de várias tentativas e movimentos, foi conseguida no dia 21 de setembro de 1982 uma tentativa nova, ligando Ubatuba a Taubaté.

A energia chegou em 1969 depois da instalação da Petrobrás em São Sebastião.

Obs: Em 1554 passou de Vila a Distrito e em 28/10/1637 pasou a Município, portanto, data de sua fundação. Em 1972 tornou-se COMARCA, por força da Lei Estadual nº 163 de 27/09/1948 passou a Estância Balneária.
Links Relacionados
Hotéis em Ubatuba
Hotéis em Ubatuba
Em Ubatuba você encontra diversas opções de hospedagem, para os mais diversos
gostos e bolsos. Confira!
Hotéis em Ubatuba
Ubatuba Pousada
Ubatuba Pousada
As mais belas e aconchegantes
pousadas de Ubatuba
Ubatuba Pousada
Chalés Ubatuba
Chalés Ubatuba
As melhores opções em Chalés na
Cidade de Ubatuba
Chalés Ubatuba
Flats Ubatuba
Flats Ubatuba
Confira ótimas opções de Flats em Ubatuba
Flats Ubatuba
Apart Hotéis Ubatuba
Apart Hotéis Ubatuba
O que há de melhor em se tratando de Apart Hotéis na Cidade de Ubatuba
Apart Hotéis Ubatuba
Camping's Ubatuba
Camping's Ubatuba
Conheça Camping's de qualidade e com
conforto em Ubatuba
Camping's Ubatuba
Motéis Ubatuba
Motéis Ubatuba
Confira os melhores Motéis na
cidade de Ubatuba
Motéis Ubatuba
Hotel Fazenda Ubatuba
Hotel Fazenda Ubatuba
Os Melhores Hotéis Fazenda de Ubatuba
você encontra aqui!
Hotel Fazenda Ubatuba
Praias Ubatuba
Praias Ubatuba
As mais belas praias de ubatuba, muito sol, gente bonita, surf e badalação.
Praias Ubatuba
Praias São Paulo
Praias São Paulo
As mais belas praias de São Paulo
você encontra aqui.
Praias São Paulo
Negócios Imobiliários
Negócios Imobiliários
Encontre aqui os melhores no segmento de negócios imobiliários em Ubatuba.
Negócios Imobiliários
Imóveis em Ubatuba
Imóveis em Ubatuba
Bom gosto e qualidade, os melhores no segmento imobiliário de Ubatuba
Imóveis em Ubatuba
As Marcas da credibilidade
Embratur Ministério do Turismo Sabre Abav Clique aqui e conheça mais sobre o código Iata
VTN Viagens e Turismo LTDA
www.vtn.com.br - E-mail: vtnviagens@uol.com.br
São Paulo - Litoral Norte - Caraguatatuba
Rua São José dos Campos, nº 159 - Sala 101 - Centro - Tel.: (12) 3887-3719
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Aguas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarHotel Formula 1 Aluguel de Carros Eis-me Aqui